Skip to main content
30 abril 2024
Follow Us

Conectores padrão e conectores personalizados

No artigo de hoje vamos abordar os conectores da Plataforma Power, o que eles são e as diferenças entre os conectores padrão e os conectores personalizados.

Os conectores são essenciais para o desenvolvimento de qualquer solução com a Plataforma Power. É através dos conectores que podemos estabelecer ligações a dados, e realizar operações como pesquisar dados numa base de dados ou escrever dados nessas mesmas bases de dados, assim como a integrar ou sincronizar dados provenientes de diversas origens.

Os conectores agem como pontes que facilitam a comunicação entre os diversos serviços da plataforma Power, permitindo, por exemplo, que o Power Apps se ligue ao Power BI, que o Power Automate interaja com o Power Virtual Agents, e assim por sucessivamente.

A plataforma Power suporta uma ampla variedade de conectores, incluindo conectores padrão para serviços populares (como SharePoint, Office 365, Dynamics 365, entre outros) e conectores personalizados que podem ser criados para integrar serviços específicos de uma organização.

Os conectores simplificam significativamente o processo de integração, pois eliminam a necessidade de codificação extensiva para conectar diferentes serviços. Em vez de escrever código para cada integração, os utilizadores podem aproveitar os conectores pré-construídos para estabelecer rapidamente as conexões necessárias e facilitar o fluxo de dados entre os diversos componentes da plataforma Power.

conn

Além dos conectores padrão, é possível desenvolver-se conectores personalizados. Estes são ligações específicas e feitas sob medida para atender às necessidades particulares de uma organização ou integrar serviços específicos que não são cobertos pelos conectores padrão. Permitem estender a capacidade de integração da plataforma Power, ligando-se a sistemas ou serviços personalizados.

Os conectores personalizados são uma maneira valiosa de estender as capacidades da plataforma Power, garantindo que as organizações possam integrar os seus sistemas de forma personalizada e eficiente. Contudo, é importante gerenciar estes conectores com cuidado, especialmente no que diz respeito à segurança e manutenção contínua.

Em que situações faz sentido ponderar o desenvolvimento de conectores personalizados?

  • Quando é necessária a integração com serviços específicos;
  • Quando é necessário fazer um desenvolvimento personalizado;
  • Quando há necessidade de flexibilidade e adaptabilidade;
  • Quando existem questões de segurança e autenticação personalizadas;
  • Para suporte a novas tecnologias;
  • Criação de componentes reutilizáveis.
Rui Couto

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email