Introdução ao Dataverse
Uma das soluções de backend mais robustas e comum a todas as ferramentas da Plataforma Power é o Dataverse. Trata-se de uma plataforma de armazenamento de dados unificada da Microsoft que fornece uma infraestrutura centralizada e escalável para armazenar e gerir dados utilizados por diversas aplicações e serviços na plataforma Microsoft Power Platform.
Por si só, esta facilidade de integração de dados de diversas aplicações numa base de dados capaz de conceber modelos de dados relacionais, já seria um poderoso argumento para a sua adoção. No entanto, o Dataverse oferece uma série de funcionalidades interessantes, como:
Fácil de gerir – Dados e meta dados são armazenados na nuvem. Não é necessário considerar os detalhes de armazenamento.
Seguro – Os dados são armazenados de forma segura para que os utilizadores possam vê-los apenas se a eles tiverem acesso. A segurança baseada em funções permite controlar o acesso a tabelas para diferentes utilizadores na sua organização.
Aceder aos seus Dados do Dynamics 365 – Os dados das suas aplicações do Dynamics 365 também são armazenados no Dataverse, permitindo a criação rápida de aplicações que usam os dados do Dynamics 365 e estender as aplicações com o Power Apps.
Metadados avançados – Os tipos de dados e as relações são utilizados diretamente no Power Apps.
Lógica e validação – Definir colunas calculadas, regras de negócio, fluxos de trabalho e fluxos de processos de negócios para garantir a qualidade dos dados e impulsionar processos de negócios.
Ferramentas de produtividade – As tabelas estão disponíveis dentro dos suplementos para o Microsoft Excel para aumentar a produtividade e garantir a acessibilidade dos dados.
Então, o que é exatamente o Microsoft Dataverse?
O Dataverse é uma base de dados segura, que foi projetada para eliminar grande parte da complexidade por detrás da configuração de uma base de dados. Pensemos no Dataverse como uma base de dados Low/Code.
Permite a criação de tabelas e relações entre essas tabelas. Cria também uma série de colunas padrão comuns automaticamente nas tabelas, como por exemplo:
- Created By
- Created On
- Modified By
- Status
O Dataverse também vem equipado com uma série de tabelas pré-configuradas com colunas, “views” e formulários criados automaticamente. É possível criarem-se aplicações, fluxos de automação e relatórios que podem aceder aos dados geridos centralmente no Dataverse.