Vamos falar de Scrum?
O Scrum é uma das formas mais famosas de adotar uma abordagem Agile. O termo ágil tem sido usado para identificar uma nova forma de gestão de projetos. Neste caso não se relaciona com a velocidade e rapidez, mas com o facto de se eliminar o desperdício. Procura-se realizar um caminho apenas uma vez, ou o menor número de vezes possível, com entregas com qualidade na primeira tentativa, evitando assim o desperdício.
Encontramos no Scrum uma framework ágil de desenvolvimento de produtos e serviços, que define uma estratégia flexível, totalmente adaptável. É adequada em produtos e serviços onde existe um alto grau de incerteza e mudança.
Como principais características temos a flexibilidade, que permite o desenvolvimento de produtos com recetividade à mudança, e a adaptabilidade, que permite realizar mudanças o mais rápido possível.
Quais as vantagens?
Os maiores benefícios são uma gestão de projetos rápida e eficiente, e um desenvolvimento de produtos de alta qualidade.
Numa tradicional gestão de projetos, como o Modelo Cascata, a principal característica é a divisão das tarefas em etapas predeterminadas, executadas de forma sequencial, onde é necessário finalizar todas as tarefas de uma etapa para que seja possível passar para a seguinte. O Scrum distingue-se deste modelo, pois em vez de uma abordagem sequencial, a equipa desenvolve os produtos progressivamente e estes são depois melhorados de forma iterativa e incremental.
O Scrum tem uma abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e para controlar o risco. O trabalho é realizado em ciclos, em que vão sendo acrescentadas novas características ao produto/projeto, até à versão final.
No vídeo seguinte deixo-vos um resumo desta framework e a apresentação do nosso Curso Prático de Introdução ao Scrum.
Encontramo-nos na formação? :)